Monday 19 March 2012

Nosso mundinho mais agri do que doce

Olá meninas (os),




Essa postagem vai ser a mais azeda e triste de todas. No dia 16/03/2012, aniversário da sua mãe, minha melhor amiga, minha irmã, minha confidente desde os 9 anos de idade e parceira desse blog, Paloma Ferreira aka Poppy, faleceu. O mais triste para mim é que minha amiga há quase 20 anos se foi, sem nem ter me dado tempo de dizer adeus, a distância infelizmente não permitiu nosso último encontro mas, ela nunca impediu que a nossa amizade sobrevivesse por todos esses anos.

Colégio Anchieta, março de 199...(não falemos do ano exato, acreditem!!!....ela acharia uma forma de puxar meu pé quando eu dormir). Sentadas na fila do pátio, esperando o professor chegar para levar todos os alunos para sala de aula, ela sempre sentava ao meu lado esquerdo por ser uma série na minha frente. Com sua fala mansa ela falou comigo pela primeira vez "Eu odeio esse colégio" e eu respondi "Somos duas". Como ainda me lembro? Ainda guardo meu diário daquela época.

O desgosto por aquele colégio nos unia e hoje, olhando para trás nunca deixamos de concordar que foi a pior fase das nossas vidas mas, também foi a fase que ambas, filhas únicas, encontramos uma irmã uma na outra. Nunca deixamos de ser melhores amigas.

Muitos não sabem mas, foi Poppy que me ensinou a gostar de moda quando eramos pequenas. Olhavamos revistas, criticavamos (nossa parte preferida), faziamos compras juntas, discutiamos tendências. Ela era alternativa, rock 'n roll (ainda me lembro daquela maldita camisa do Iron Maiden que ela me deu nos meus 18 anos e que sempre guardei com carinho, apesar de admitir que nunca tive coragem de usar), enquanto isso eu era meio paty (perua porque já não sou mais adolescente), meio anos 60 retrô. Mesmo com estilos diferentes e jeitos diferentes uma complementava a outra e chegou ao ponto que nosso guarda roupa era bem parecido nos acessórios. Tinhamos que ligar para outra, toda vez, antes de sairmos para que uma não usasse a mesma bolsa, sapato, óculos, casaquinho, cinto, brinco etc... que a outra tinha ou se não iriamos virar pé de jarro. Tudo tinha que ser combinado previamente para evitar vexame.

Nossas farras eram clássicas mas, não vou dar detalhes também porque aí minha irmã vai se revirar do túmulo literalmente. Só posso dizer, que foram momentos marcantes que jamais voltarão com uma pessoa tão importante na minha vida que nem posso descrever a solidão que é saber que ela não estará mais aqui para me fazer rir e me dar aquele puxão de orelha quando preciso. Sempre brincávamos que sabiamos tanto podre uma sobre a outra que tinhamos que morrer melhores amigas  -  "(...) ou daria merda", segundo a própria - e aonde Poppy estiver ela sabe que seremos melhores amigas e irmãs eternamente, tudo o que compartilhamos e confiamos reciprocamente também morrerá comigo.

Faz tempo que deixamos de postar nossos quadros por motivos de agenda mas, Poppy e eu nunca desistimos do nosso blog e me recordo que foi exatamente sobre ele nossa última conversa dias atrás, em que ela propôs algumas mudanças que irei implementar com o tempo.
É com um aperto enorme no coração que tenho que dizer que Nosso Mundinho Agridoce vai continuar sem a colaboração de Poppy mas, eu tenho certeza que ela me apoiaria. Aos amigos e familiares da minha amiga espero que vocês continuem a acompanhar os próximos posts, prometo fazer o possível para dar continuidado a algo que minha irmã amava fazer.

Poppy sempre foi impulsiva, dona de si, fazia o que queria quando queria. E nos deixou da mesma forma, sempre nos surpreendo do jeito dela. Passou rápido por nós, viveu pouco mas, viveu intensamente e por isso mesmo, viveu mais do que muitos de nós viverão. Paô, agora tá voando ainda mais alto, como uma pomba = Paloma. 
 
 Poppy, aonde você estiver quero que saiba que te amarei eternamente, minha irmã.

E no bom e velho estilo agrdoce... se você encontrar com o Alexander McQueen aí no céu diz a ele que a Sarah Burton precisa de uma injeção de criatividade. Diz a Audrey que ela sempre foi melhor do que a Marilyn. Diz a Coco que o mundo da moda aqui na Terra ainda precisa muito dela. 

Disse Joana Fiore!!

2 comments:

  1. Sinto muito, Jode.
    E sua idéia de continuar com a proposta de ambas é mais uma das formas de mantê-la sempre viva, ainda que em memória.

    ReplyDelete
  2. JÕ, a vida da minha filha Paloma teve um sabor especial, por onde passou deixou idéias e causou ebulição. Foi impaciente ao nascer, por isso mesmo minha gestação durou apenas 6 meses e apressada em deixar esse mundo, saiu de cena antes do término da apresentação do primeiro ato. Deve agora estar agora olhando do outro lado do espelho, onde só as pessoas elevadas e inteligentes ficam observando a vida. Só tenho que lhe agradecer por ter sido a amiga irmã de todas as horas. Beijinhos! Thelma Ferreira.

    ReplyDelete